Os 8 Desconhecidos e Extremamente Importantes Benefícios dos Exercícios Abdominais

exercicios-abdominais-doutissima-istock

É comum pensar que os benefícios dos exercícios abdominais se limitam a uma barriga definida e durinha. Porém, a força e resistência que ganhamos com exercícios voltados para essa região vão muito além da estética. Claro que fortalecer a musculatura da barriga não é nada mal! Mas se você soubesse também dos outros benefícios que esses exercícios nos trazem, começaria uma série agora mesmo. Saiba quais são eles!

 

  1. REDUZ A DOR NAS COSTAS

dores-nas-costas

Os músculos do nosso abdômen estão totalmente ligados com os músculos das costas. Juntos, eles fazem o papel de sustentação do centro do nosso corpo, sendo a base para o resto de seus movimentos e outras funções do corpo.

Se o seu abdômen for fraco – especialmente se você estiver acima do peso – os músculos das costas vão fazer praticamente sozinhos, todo esse trabalho de sustentação. Isso vai sobrecarregá-los, podendo gerar dores.

Adquirindo força abdominal com a prática de exercícios, você cria um equilíbrio e melhora a resistência dos músculos das costas para que assim você se canse menos e não fique vulnerável a tensões ou lesões.

Além disso, especialmente se você possui algum problema na região lombar, o que é muito comum, pode enfrentar muita pressão sobre os da parte inferior das costas, levando à fraqueza dessa região, e consequentemente à dor.

Os exercícios para o abdômen vão ser responsáveis por manter as vértebras em alinhamento e evitar, portanto, dores e maiores complicações.

 

2 – MELHORA A POSTURA

boa-postura

O alinhamento das vértebras vai influenciar totalmente na sua postura.

Quando os músculos abdominais são fracos, há uma tendência ao desleixo, em que acabamos ficando mais “encurvados”. Isso porque, você não vai ter a musculatura forte o bastante para apoiar o alinhamento da forma adequada.

Os exercícios abdominais vão ajudar a sustentar sua coluna e com isso diminuir o desgaste da mesma, evitando complicações como a hérnia de disco, por exemplo.

Além disso, com uma postura melhor, você vai parecer mais alta, mais magra e mais confiante.

Leia mais: Verdade e mitos que você não sabia sobre os abdominais

 

3 – CONTRIBUI PARA OS MOVIMENTOS SIMPLES DO DIA-A-DIA

movimentos-dia-a-dia

Acredite: tudo o que você faz no seu dia requer a força do núcleo do nosso corpo. Pegar um objeto no chão, amarrar os sapatos ou subir escadas, podem parecer tarefas simples mas que se tornam mais díficeis se você tem o abdômen fraco.

“A pelve é o centro real de sua gravidade “, diz a americana Sadie Nardini, especialista em anatomia e coluna vertebral. “Esse centro suporta o seu alinhamento, o que aumenta a sua capacidade de realizar tarefas, desde atravessar a rua escorregadia ou atividades mais intensas, como uma escalada ou Pilates”, explica.

A força abdominal vai fazer com que você dobre, levante, agache e mova seus membros com maior facilidade.

 

4 – AJUDA NO  EQUILÍBRIO

equilibrio

Equilíbrio não é apenas conseguir ficar em um pé só ou andar numa corda bamba. Você precisa do equilíbrio a todo momento: não só para recuperar-se de um passo em falso, por exemplo, mas uma simples andada.

Abdominais resistentes tornam esse tipo de atividade mais automática, e menos propensas a quedas.

Isso vai facilitar a prática de atividade física, permitindo que você permaneça por mais tempo e com menores chances de lesões.

 

5 – TRABALHA A RESPIRAÇÃO

repiracao-abdominal

Um estudo recente feito pelo Journal of Strength and Conditioning Research constatou que um treinamento voltado para os músculos abdominais, incluindo os intercostais e os do diafragma, pode melhorar a respiração, e consequentemente o desempenho do exercício.

O estudo também comprovou que a boa respiração de seu diafragma, promove o relaxamento e reduz o estresse. No teste, depois de atletas completarem um treino intenso seguido de uma hora de respiração relaxante, eles atingiram níveis mais baixos de cortisol – o hormônio do estresse.

 

6  – MELHORA A PERFOMANCE EM QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA

performance-atletica

“Um centro poderoso te faz melhor em qualquer esporte ou movimento, como a corrida”, diz a especialista Sadie Nardini

Agachamentos e flexões vão fazer seu músculo queimar, mas não vão ajudar na sua performance de atlética. Quem faz isso é o abdômen, que vai suportar sua coluna e te tornar capaz de levantar pesos mais pesados.

Seu abdômen é o centro a partir do qual serão ativadas as articulações. Portanto, quanto mais músculos você tem na região abdominal, mais energia será gerada para o resto do seu corpo.

Por esse motivo, a resistência abdominal é a chave para você se aguentar se manter ativa em uma maratona, por exemplo, no segundo tempo de uma partida de futebol, ou qualquer outro esporte.

Além disso, uma maior resistência muscular permite uma recuperação mais rápida depois de um treino, bem como uma diminuição na sua frequência cardíaca em repouso, o que é essencial para os atletas.

Aprenda a contrair o abdômen durante os exercícios

 

7 – DIMINUI O RISCO DE ALGUMAS DOENÇAS

consulta-medica

Já falamos acima que os exercícios abdominais evitam problemas físicos como a hérnia de disco. Mas além disso, um abdômen fortalecido e com menos gordura em torno da cintura, pode diminuir o risco de doenças cardíacas, pressão arterial alta, colesterol alto e diabetes.

 

 

8 – EXCELENTE PARA AS GRÁVIDAS

abdominal-para-gravidas

Pode não parecer, mas para as gestantes, manter o abdômen forte é algo excelente! Isso vai fazer com que o trabalho de parto seja mais fácil e recuperação pós-gravidez muito mais rápida. Mas para isso, é importante ter a liberação do médico antes e saber quais exercícios pode-se fazer.

Saiba como

Deixe seu comentário
Mamãe Sarada

Confira nossos posts

Silvana Vieira mudou TUDO depois do Mamãe Sarada

A Silvana Vieira mudou TUDO na sua vida depois do Mamãe Sarada! Com 7 quilos …