10 dicas para controlar a vontade de comer doces

vontade-de-comer-doce

Podemos dizer que a maior parte das mulheres possui um ponto fraco chamado “açúcar”, não é mesmo? Aquela vontade absurda de comer algo doce depois do almoço ou no fim da tarde é muito comum, principalmente, entre o sexo feminino. A explicação para isso, porém, não é somente a tentação, mas sim uma necessidade fisiológica do organismo.

 

DE ONDE VEM A VONTADE?

O desejo forte de comer doces, está diretamente ligado à baixa produção de serotonina no nosso corpo, um hormônio neurotransmissor presente no cérebro, responsável por melhorar o humor e causar uma sensação de bem-estar.

Quando os níveis deste hormônio se encontram baixos em nosso organismo ou quando estamos tristes e ansiosos, sentimos a necessidade de ingerir doces e carboidratos, já que esses são responsáveis pela produção da própria serotonina. Por outro lado, quando as taxas dessa substância estão normais, atingimos mais facilmente a saciedade e maior controle sobre a ingestão de açúcares.

Isso explica a razão pela qual as mulheres sentem mais vontade de comer doce quando estão de TPM. Nesse período pré menstrual, há grandes alterações hormonais, e a queda da serotonina é uma delas. Por isso, o impulso das mulheres é de ingerir carboidratos simples, como o chocolate por exemplo, que que vão provocar a sensação de prazer.

Entretanto, essa necessidade pode estar relacionada também a dieta do dia-a-dia, quando há a falta de alguns alimentos ricos em vitamina B6, B9, B12, zinco, magnésio ou triptofano.

 

A HORA DA VONTADE

Normalmente, o desejo de comer doces é mais frequente no fim da tarde, quando o corpo sofre uma redução de serotonina.

Depois do almoço ou jantar, essa vontade também pode aparecer pois os alimentos mais pesados demoram a ser processados, e assim o corpo continua com fome. Com isso, a lembrança ou a visualização de algo gostoso aumenta ainda mais o desejo. A dica para esse caso é comer uma fruta um pouco antes da refeição.

doce no frio
No frio necessitamos de mais glicose e por isso, a vontade de comer doces aumenta.

Em época de frio é comum que o desejo de comer doces suba. Isso porque, nesse período o corpo produz mais calor e gasta mais energia. Por esse motivo, precisamos de mais glicose que é a principal fonte para o cérebro produzir a serotonina.

A sensação provocada pela serotonina também está presente no sexo, nas atividades físicas, no sol e em alguns outros alimentos.

A ingestão de açúcar não é a única forma de se sentir bem, e em excesso pode provocar o ganho de peso além de fazer mal para a saúde. Para tirar esse vício da sua rotina, separamos 10 dicas para controlar a vontade de comer doces:

 

1 – REDUZA O AÇÚCAR AOS POUCOS

Quando você corta por completo o doce que fazia parte da sua alimentação, isso pode não funcionar, e até piorar a situação. Agindo dessa forma, é possível que você consiga se manter por alguns dias sem ele, porém, logo vai sentir a necessidade e acabará comendo uma quantidade maior do que comia antes. É o famoso “Efeito Rebote”

Portanto, se você tem o costume de comer doces, reduza o consumo de maneira gradual. Dessa forma você vai conseguir mais resultados.

 

exercitar2 – EXERCITE-SE

Estudos já provaram que logo após se exercitar, grande parte das pessoas se sentem menos propensas a comer alimentos ricos em carboidratos, açúcar e gordura. Isso acontece porque a atividade física estimula a liberação de serotonina responsável pela sensação de bem-estar no organismo, o mesmo efeito causado pelo consumo de doces.

Além disso, a prática do exercício físico melhora o condicionamento das células preguiçosas e acelera a absorção do açúcar.

3 – NÃO PULE REFEIÇÕES

Ao pular uma refeição, o seu corpo vai sentir faltar de comida e a fome vai estar maior na próxima vez que for comer. Isso faz com que você sinta uma vontade incontrolável por doces e carboidratos.

O ideal é comer de 3 em 3 horas, fazendo pequenos lanches saudáveis entre as principais refeições. Isso vai garantir disposição para as atividades do dia, evitando que seu organismo busque energia em outras fontes, como nos doces.

Triptofano
Alimentos ricos em triptofanos ajudam a controlar o consumo de doces.

4 – CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM TRIPTOFANO.

O Triptofano é uma substância presente em alguns alimentos que age na produção de serotonina e ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e ainda controla a vontade de açúcar.

Aposte em alimentos como aveia, banana, maçã, canela, grãos em geral e castanha-do pará.

5 – BEBA POUCO LÍQUIDO DURANTE AS REFEIÇÕES

A presença de comida no estômago provoca a sensação de saciedade. No entanto, quando tomamos líquido durante a refeição, a comida se move mais rapidamente do estômago para o intestino, e por isso pode causar fome.

Procure também comer devagar, mastigando bastante os alimentos, pois isso vai contribuir para que o organismo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces.

6 – DIMINUA O CONSUMO DE SAL

O excesso de sal deixa seu corpo desesperado por algo doce logo em seguida. Alimentos industrializados e fast food por exemplo, contêm uma grande quantidade de sódio, que alteram o paladar e despertam a vontade de algo doce. Portanto, evite alimentos desse tipo ou que sejam muito salgados.

Quanto mais longe o doce estiver de você, melhor.

7 – MANTENHA-OS LONGE

“O que os olhos não vêem, o corpo não sente”. O simples fato de ter um doce ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo. Por isso, mantê-los longe do campo de visão, ou simplesmente não tê-los em casa, pode resolver o problema.

Além disso, fuja dos programas de culinária da TV, e páginas do facebook ou sites relacionados à doces. Isso só vai aumentar a vontade de devorar o que tiver na frente.

8 – ESCOVE OS DENTES

Experimente escovar os dentes logo após as refeições, antes mesmo de deixar a vontade de comer doce aparecer. Isso vai aliviar a vontade ou até mesmo fazer com que você esqueça a vontade.

9 – SUBSTITUA POR FRUTAS OU SOBREMESAS POUCO CALÓRICAS

doce ou fruta

Os doces contêm um açúcar chamado sacarose, que tem absorção rápida. Já as frutas contêm frutose, que demora para ser absorvida pelo organismo e, por isso, prolonga a sensação de saciedade.

Substitua os doces e guloseimas por gelatina e pudins diet e sobremesas de frutas. Essas serão são boas opções para aplacar a vontade de açúcar.

10 – MASQUE CHICLETE SEM AÇÚCAR

Tenha sempre um chiclete sem açúcar na bolsa. O sabor refrescante do chiclete e o ato da mastigação reduzem a fome e a ansiedade.

 

SE NÃO DER PRA CONTROLAR         

Ainda que tente seguir todas essas dicas, tem sempre algum momento em que será impossível não se render ao prazer de um bom doce. Mas calma, isso não é o fim do mundo. Se você gosta de doce, não tem por que eliminá-lo para sempre da sua vida. O segredo é comer do jeito certo e em pouca quantidade.

controle

Escolha a hora certa

Quando não der pra controlar, procure comer doce em pequenas porções e somente uma vez ao dia. Depois do almoço é o melhor momento para chutar o balde, já que as fibras de alimentos presentes na refeição, como verduras e legumes absorvem o açúcar, levando-o para fora do organismo e evitando os picos de insulina, que podem provocar acúmulo de gordura abdominal. Já se você pratica atividade física regularmente, deixe para comer um docinho uma hora antes do treino.

 

Se for chocolate

Opte por chocolates que contém castanhas ou frutas. Esses são ricos em fibras e gorduras boas, que fazem com que o açúcar seja absorvido lentamente, controlando o desejo e evitando ataques.

O chocolate amargo é também uma boa opção já que não contém tanto açúcar como os outros tipos, reduzindo assim a vontade de comer mais. Além disso, ele contém propriedades antioxidantes benéficas.

 

banner_663x110px

 

Deixe seu comentário
Mamãe Sarada

Confira nossos posts

Como perder peso com 6 exercícios para fazer em casa

Se você quer perder peso mas odeia academia, não tem tempo para ir ou prefere se …