Como melhorar a autoestima após o parto

Depois da chegada do filho, a rotina de uma mãe muda completamente. Amamentar, trocar a fralda, colocar para dormir, e mais tarde os horários da escola e da aula de inglês, além de trabalhar e cuidar da casa. Toda essa correria faz com que muitas mulheres não encontrem tempo para cuidar da aparência e manter o corpo em forma, favorecendo assim para a baixo autoestima após o parto.

Frequentar uma academia ou um salão de beleza é uma realidade distante para essas mães com tantas responsabilidades durante o dia, o que torna as 24h insuficientes para cuidar de si mesma. A baixa autoestima, portanto, se instala ao se olharem no espelho e verem um novo corpo, muito diferente do que tinham antes da gravidez.

espelho
As diversas mudanças que o parto provoca no corpo da mulher e o excesso de tarefas que passam a fazer parte da rotina, podem resultar na baixo autoestima.

 

Além disso, sem mesmo perceber, o cansaço, a irritação e a angústia aparecem quando a mãe está sobrecarregada de afazeres, colocando-as pra baixo e desanimadas. Para reverter esse quadro e fazer as pazes com o espelho, separamos algumas dicas para as mulheres que passam por isso (que não são poucas):

  • ALIMENTE A VAIDADE: Nos horários livres aproveite para se cuidar, fazendo as unhas, a sobrancelha ou uma hidratação no cabelo. Além disso, mesmo dentro de casa não fique desleixada. Deixe o pijama de lado e coloque uma roupa mais apresentável. Assim você se sentirá mais feminina e se lembrará de que além de mãe, é mulher.
  • PEÇA AJUDA: Não tenha vergonha em pedir ajuda para não se sentir sobrecarregada. Inclua o companheiro nos cuidados com o bebê, como dar banho, trocar a fraldas e colocar para dormir. Deixá-lo com a avó ou uma amiga de confiança quando precisar sair também é uma boa opção.
  • DESCANSE: Vá com calma e dê pausas no seu papel de mãe. Trocar o seu horário livre por outras tarefas da casa aumentarão ainda mais o cansaço. Já atividades como ler um livro, ver um filme, tomar um banho ou dormir a deixarão relaxada para depois ter ainda mais energia para cuidar do pequeno.
  • RETOME O ROMANCE: Embora recomenda-se aguardar cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, isso não impede que mantenha um clima bom com o seu parceiro. Saia para jantar, veja um filme juntos e invista nos beijos e carícias.
  • RETOME AS ATIVIDADES: Aos poucos volte a sua rotina normal. Vá ao supermercado, padaria ou dê um passeio com o bebê no carrinho. Isso a fará se sentir melhor.
  • ALIMENTE-SE BEM: Ter uma alimentação saudável e beber muita água é importante tanto na produção de leite materno como na perda de peso mais rápida, além de se sentir mais disposta para as tarefas do dia-a-dia.
  • PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS: perder o peso extra parece impossível, principalmente para mães que não tem com quem deixar o bebê. Mas com um pouco de força de vontade é possível se exercitar até mesmo dentro de casa.

A especialista em treinamento físico para mulheres, Gabriela Cangussú, passou pela mesma dificuldade que muitas mães passam depois do nascimento do filho. Na sua segunda gravidez ganhou 14kg, os quais não conseguiu perder facilmente. Foi pensando nisso e na falta de tempo dessa fase que ela criou o programa “Mamãe Saradapara ajudar mães a recuperarem o corpo de antes da gravidez, e com ele, a sua autoestima. 

O Mamãe Sarada é composto por exercícios auxiliados pela própria Gabriela por meio de vídeos online. Com a duração de apenas 14 minutos diários, os treinos podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora – uma ótima opção para as mães que precisam utilizar o tempo da soneca da criança. O programa é especializado para atender as necessidades das mães, com um foco nos membros mais afetados na gravidez, como abdome, pernas e glúteos.

mulher-corpo-espelho

SEM CULPA

Cuidar da pele, dos cabelos e da forma que o corpo assumiu depois do parto não é motivo para se sentir culpada. Não se cobre um tempo integral de responsabilidade sem se lembrar o quanto é importante cuidar de você mesma. A mulher quando está bem consigo mesma, cuida ainda melhor do seu filho. Portanto, reserve um tempo para você diariamente, não deixe a vaidade esquecida e fique atenta para que a falta de autoestima nesse período não se transforme na temida depressão pós-parto.

As mudanças no corpo acontecem gradualmente, e os hormônios vão se reestabelecendo com o tempo. Com paciência, esforço e segurança é possível alcançar o objetivo e entrar naquela calça jeans preferida novamente.

 

Deixe seu comentário
Mamãe Sarada

Confira nossos posts

Cinta modeladora emagrece?

Quando um evento especial está próximo, as mulheres que estão acima do peso correm para …