É certo tomar banho logo depois do treino?

banho

Quando praticamos atividades físicas, a nossa temperatura corporal aumenta e assim transpiramos mais. Essa sensação de estarmos suados desperta uma grande vontade de tomar banho logo depois do treino, não é mesmo? Porém, de acordo com especialistas, isso não é o melhor a se fazer.

A alta transpiração durante e após os exercícios acontece pois com o esforço feito, a respiração acelera e há a queima de energia, ambas reações exotérmicas que liberam calor para o meio. Para que se atinja, portanto, mais rapidamente o equilíbrio térmico com o ambiente externo, o corpo libera o suor.

Por mais que nos incomode, o suor mantém nossa temperatura corporal numa faixa saudável. O calor gerado durante o exercício faz com que a umidade evapore e a transpiração refresca o corpo.

 

 O QUE NÃO SE DEVE FAZER

O banho não deve ser tomado imediatamente após as atividades. Em geral, é recomendada uma espera de pelo menos de 10 a 15 minutos para que o corpo resfrie e o metabolismo caia a níveis mais baixos, finalizando o processo da sudorese.

Caso contrário, o suor vai continuar sendo produzido depois do banho, comprometendo a higiene da pele e facilitando o crescimento de bactérias, como a micose por exemplo.

O corpo depois de energizado, mesmo após com o fim das atividades, entende que deve continuar produzindo suor para regular a temperatura do corpo. Continuar suando depois do banho, portanto, é um indício de que a pessoa não esperou o corpo entrar em repouso.

Suor-excesivo
Tomar banho logo depois do treino favorece a sudorese.

 

O QUE SE DEVE FAZER

Para entrar na ducha convém aguardar até que notemos que a transpiração parou, especialmente no verão e em locais com climas muito úmidos. Esse intervalo leva em média, de 15 a 20 minutos para acontecer, mas cada pessoa requer um período diferente dependendo da genética, condições climáticas e o condicionamento físico.

Em ambientes mais frios, recomenda-se que espere esse tempo com uma nova camiseta, especialmente se o treinamento foi feito com roupas de algodão. Assim não corre o risco de sofrer um esfriamento.

É importante lembrar que a pausa deve ser feita mas que o banho é fundamental não só para a higiene mas também para o funcionamento do seu corpo. Quando um treino é mais intenso, não só o corpo que acelera, mas também o seu raciocínio que entra num ritmo mais pesado, quase de euforia. O banho ajuda as ideias a entrarem em ordem novamente, sem aquela sensação de urgência.

 

A TEMPERATURA IDEAL

agua-fria
A água morna é a temperatura ideal do banho após os treinos.

Alguns acreditam que tomar um banho gelado após a musculação pode favorecer o ganho muscular. Porém isso é um mito. Após a atividade física, a circulação de sangue já se mantém aumentada nos músculos exercitadosindependentemente de se ter tomado banho gelado ou não.

Além disso, se você toma banho com água muito fria, ao invés de cortar o suor, o efeito será o contrário e você suará ainda mais, pois a pele se esfria em excesso e o organismo envia calor para manter a temperatura.

O ideal é a água morna para começar o banho e depois regular na temperatura de seu agrado. Isso vai fazer com que diminua a tensão acumulada nos músculos e ao mesmo tempo evitar a sudorese tardia.

Deixe seu comentário
Mamãe Sarada

Confira nossos posts

Soraya emagreceu 19kg e está orgulhosa de seus resultados

  A Soraya Segato emagreceu 19 quilos com o programa Mamãe Sarada, senso 7 deles …