Abdominais: Verdades e mitos que você não sabia

body-weight-workout-women

Buscando o emagrecimento, muitas pessoas recorrem aos exercícios para o abdome. Mas afinal, os abdominais emagrecem? Isoladamente não. Mas, se forem feitos como complemento, podem ser ótimos aliados principalmente por acelerar o metabolismo, mesmo em repouso, fazendo com que você queime mais calorias durante o dia. Por isso, listamos 4 abdominais que vão te ajudar a perder a barriga.

Com certeza você já deve ter escutado, pelo menos uma vez, que para perder a gordura da barriga os abdominais são a única solução. Porém, existem verdades e mitos que rodeiam esse tipo de exercício.

 

VERDADES E MITOS SOBRE OS ABDOMINAIS

 – Os exercícios abdominais fazem perder a gordura localizada da barriga. MITO. Esse tipo de exercício sozinho não é responsável por queimar a gordura acumulada nesta zona mas poderá melhorar a sua aparência, deixando o abdômen durinho e sem celulite. Além disso, se combinados a exercícios aeróbicos, podem auxiliar no emagrecimento.

 

– Os exercícios abdominais são os responsáveis por deixar a barriga com aparência de “tanquinho”. VERDADE. Quando realizados corretamente, é uma excelente forma de definir os músculos do abdome.

 

 – Os exercícios abdominais queimam muitas calorias quando fazemos um grande número de repetições. MITO. Esse tipo de exercício não provoca um alto gasto calórico e não são suficientes para emagrecer.

Cinco minutos fazendo abdominais, por exemplo, faz com que seu corpo queime apenas de 25 a 50 calorias, dependendo do seu peso. Isso significa que você precisa de cerca de um mês para perder meio quilo de gordura fazendo somente 10 minutos de abdominacomo-fazer-abdominaisis diários, sem combiná-los com outro tipo de exercício.

 

Os exercícios abdominais são essenciais para o bom resultado do treino. VERDADE. Embora não queime muitas calorias, quandovocê usa seus músculos para realizar os abdominais, eles se tonificam, e isso pode ajudar a acelerar seu metabolismo mesmo quando você está descansando, ajudando, portanto, a emagrecer.

 

Não existe um jeito certo de executar o abdominal. MITO. Assim como os outros exercícios anaeróbios, o segredo do abdominal é sentir o músculo ser trabalhando. Tentar isolá-lo e forçá-lo trará resultados positivos, mas sempre prestando a atenção na coluna para não causar lesões.

 

Exercícios abdominais realizados em aparelhos, como os vendidos na televisão, podem ser menos eficazes. VERDADE. Verdade, pois assim você prestará menos atenção no que o seu corpo está fazendo e não executará da melhor forma.

 

– Existem diversas variações de exercícios abdominais que ajudam a emagrecer. VERDADE. Exercícios de estabilização, como a prancha por exemplo, queimam mais calorias e usam outras partes do corpo.

Outra boa opção é o exercício em que você suporta o corpo com os braços e as costas e traz os joelhos em direção ao peito, trabalhando os músculos abdominais.

Abaixo separamos algumas dessas variações. São 4 exercícios abdominais que incluídos em um programa de exercícios, vão te ajudar a perder a barriga de vez:

 

Prancha com elevação de pernas

exec1A prancha frontal é uma dos melhores exercícios abdominais, pois trabalha toda a região abdominal, tanto anterior, como posterior e lateral, não prejudicando em nada a coluna, nem a postura, além de utilizar também outras partes do corpo.

Para fazer, deite de barriga para baixo apoie os cotovelos no solo e afaste os pés na largura dos ombros. Eleve as pernas estendidas alternadamente durante 30 segundos cada uma.

 

 

 

exec2Abdominal Supra abraçando o joelho

Esse tipo de abdominal trabalha a região superior e medial do abdômen. Embora sua execução seja simples, é bastante eficiente e seguro.

Um  erro que as pessoas cometem neste exercício é perder a contração do abdômen na subida. Isso pode gerar sobrecarga na sua coluna, portanto fique atenta.

Para fazer, deite de barriga pra cima, estenda as pernas e os braços. Depois, eleve tronco e flexione os joelhos, abraçando-os. Volte para a posição inicial e repita o movimento por 30 segundos.

 

Prancha lateral com elevação de pernas

exec3

A prancha lateral é um exercício isométrico, no qual você fica de lado no chão, apenas com o antebraço apoiado no chão assim como a parte lateral do seu pé. É um ótimo exercício de consciência corporal e para melhorar sua postura ao contrair mais as regiões laterais do abdômen.

Para fazer, deite de lado e apoie um dos cotovelos. Coloque o outro braço ao lado do corpo ou na cintura como mostra a foto. Eleve as pernas estendidas e fique na posição durante 30 segundos. Repita com o outro lado. Caso queira dificultar, estenda também o braço.

 

exec4

Abdominal com alteração de pernas

É um exercício excelente para a região frontal, com ênfase na região medial do abdômen.

Para fazer, deite de barriga pra cima, flexione uma perna e estique a outra. Conforme levantamos o tronco a perna que está esticada vai subir ao mesmo dobrando em um ângulo de 90 graus. Ao realizar esse movimento junte as mãos abaixo da perna levantada como se fosse bater palmas.

Volte a posição inicial deitada e repita o movimento alterando as pernas o mais rápido que conseguir.

 

FIQUE ATENTA

Se você vai trabalhar os músculos abdominais, trabalhe também outros grandes grupos musculares, como pernas, braços e costas, fazendo com que seu corpo fique mais equilibrado.

– Lembre-se também de não realizar o mesmo exercício abdominal todos os dias, para que as fibras musculares descansem e, assim, alcancem o seu potencial máximo durante a execução. Para que consiga um bom resultado, os especialistas recomendam que você descanse seus músculos por pelo menos um dia depois de trabalhá-los e siga um programa de exercícios para trabalhar grupos musculares diferentes em dias diferentes.

Consuma menos calorias do que você gasta e gerando um déficit calórico. Dessa forma, você vai perder gordura do corpo todo e, como consequência, a da barriga também.

 

banner_663x110px

 

 

 

 

Deixe seu comentário aqui abaixo

Mamãe Sarada

Confira nossos posts

Amanda eliminou 5kg e a indisposição da sua vida

  A Amanda Rocha perdeu 5kg com o Mamãe Sarada! Gastando pouco tempo a cada …